Como muitos sabem, investir com sucesso não é algo que seja muito fácil de se conseguir. Pelo menos, essa é a percepção que muitos tem. É justamente para combater essa percepção que eu vou escrever esse artigo aqui, que irá direto ao ponto, sem muitas enrolações. O que eu quero falar nesse artigo é sobre os dois princípios que são absolutamente essenciais se você almeja se tornar um investidor de sucesso. O primeiro deles é evitar o máximo de perdas possível de uma maneira inteligente, que não prejudique muito os seus ganhos.

investidor de sucesso

Pode parecer estranho falar em evitar perdas, quando o seu interesse principal em investir na bolsa de valores certamente é multiplicar ao máximo possível o seu capital. Mas acontece que para atingir essa meta, a primeira coisa a se fazer por incrível que pareça é justamente evitar que você acabe tendo muitas perdas significativas investindo no mercado. Apenas imagine, se você toma uma decisão de aplicação em um determinado ativo financeiro que se mostra errada a longo prazo, e essa decisão lhe faz perder 60% do seu capital, você teria que obter um ganho de mais de o dobro do seu capital para retornar a sua situação anterior. Dá pra ver como essas pequenas coisas vão se adicionando e gerando uma dificuldade quase intransponível.

Por outro lado, com um bom plano de gestão do risco, será possível que você consiga obter uma boa colocação para os seus ativos livrando-se de grande parte dos risco envolvido nas suas operações ao limitar a perda máxima a que você está submetido a um determinado percentual.

O segundo princípio fundamental ao seu sucesso nos investimentos é a disciplina e a capacidade de controle emocional que você deve possuir para tomar as decisões sempre do melhor modo possível.