Muitas pessoas não se sentem muito inteligentes e parecem sentir dificuldade em aprender qualquer tipo de assunto, mesmo os mais simples. Entretanto, muitas vezes a culpa não é realmente delas, pois não há nada de errado com seu nível de inteligência, mas na verdade estão usando métodos pouco eficientes para o aprendizado. É justamente devido a esse problema que o MenteAlpha se dedica a estudar meios de tornar a sua mente o mais eficiente possível.

Um desses meios é a leitura dinâmica que, por incrível que lhe pode parecer em um primeiro momento, pode de fato aumentar a velocidade de sua leitura em até 5 vezes, ao mesmo tempo em que aumenta a sua capacidade de compreensão. Você pode estar meio cético neste momento, acreditando que isso seja impossível, mas na verdade não é, pois a leitura dinâmica se baseia em princípios básicos de como o seu cérebro se comporta e como ele analisa e capta informações durante o processo de leitura para eliminar aquelas partes que são plenamente dispensáveis para a perfeita compreensão de texto e servem apenas para atrasá-lo. Quer um exemplo? o hábito de repetir mentalmente as palavras que estão sendo lidas, também conhecido como subvocalização, é um ótimo exemplo para isso. Esse hábito não só não contribui em nada para o aumento da compreensão do texto como também acaba atrapalhando a plena absorção das informações, pois o seu cérebro consegue decodificar o que esta escrito em uma velocidade muito superior a que você consegue repetir a palavra. Uma das formas pelas quais a leitura dinâmica consegue lhe fazer ler mais rápido é justamente através da eliminação da subvocalização, dentre diversos outros meios empregados.

 

Cérebro Ágil

 

Outro modo apresentado para o aumento da sua capacidade cerebral são as técnicas de produtividade. Você pode estranhar isso ao ler pela primeira vez mas o fato é que muitas vezes as pessoas deixam de conseguir tarefas relativamente simples por pura procrastinação e não por qualquer falta de capacidade intelectual. O problema parece ser fácil de corrigir, e realmente é, para algumas pessoas. Mas para quem tem o habito de se dispersar a todo momento e faz isso a anos  é importante ter um plano adequado e as técnicas certas para condicionar seu cérebro a ficar “ligado” em uma determinada de maneira ininterrupta, até que ela seja concluída.